Bairro Vargem Grande

O Bairro Vargem Grande fica próximo a divisa do Parque Estadual da Serra do Mar. O acesso mais próximo é pela Rodovia Oswaldo Cruz, km 65, com entrada na ponte sobre o rio Paraibuna. Dista dali 12 km de estrada de terra. O bairro está em uma vargem por onde passa o Ribeirão Grande, com uma cachoeira logo abaixo do bairro. As farinheiras que produzem farinha de mandioca em sistema rudimentar nos quintais das próprias casas, são tradicionais no bairro. A maior parte da produção é negociada em Ubatuba. O bairro tem pequena infraestrutura com mercadinho, bares, padaria, local com comida caseira, escola até o 3] ano do ensino médio e posto de saúde.

Próximo ao bairro está uma base do Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Santa Virgínia, cujo acesso é restrito e exige agendamento prévio na sede administrativa do parque em São Luiz do Paraitinga.

Subindo o Ribeirão da Vaca, onde existe uma bela cachoeira, tem - se acesso à trilha do corcovado com 18 km (ida e volta) que vai até o pico do corcovado com vista para o mar.

Ainda fazem parte deste belo conjunto de atrativos naturais a trilha do garcêz, trilha do rio grande.