ALERTA À POPULAÇÃO SOBRE ACIDENTES ESCORPIÔNICOS

👉Prefeitura Municipal de Natividade da Serra através da Vigilância Epidemiológica faz alerta a população sobre acidentes escorpiônicos.

Acidente escorpiônico ou escorpionismo| É o envenenamento provocado por um escorpião quando este injeta seu veneno por meio de seu ferrão.

🦂Escorpiões de importância médica no estado de São Paulo

Os escorpiões pertencem à classe dos aracnídeos (assim como as aranhas), predominantes nas zonas tropicais (como no Brasil) e subtropicais do mundo. Ocorrem durante o ano todo.

No Estado de São Paulo há duas espécies principais que causam acidentes (picadas) em seres humanos:

🦂Tityus serrulatus: conhecido como escorpião amarelo Possui pernas e cauda amarelo-claras e o tronco escuro. Medem até 7 cm de comprimento. É responsável pela maior parte dos acidentes.

🦂Tityus bahiensis: conhecido como escorpião marrom ou preto Possui o tronco escuro, pernas e cauda marrons avermelhados com manchas escuras. Possuem cerca de 7 cm de comprimento. São menos numerosos que o Tityus serrulatus em áreas urbanas.

🧹🪣Limpeza do ambiente

População: O escorpião é um animal originalmente de mata, mas se adaptou ao meio urbano devido à ocupação humana, que vem invadindo hábitats naturais dos escorpiões e facilitando a disponibilidade de abrigo principalmente nas galerias de água e esgoto, mas também em terrenos baldios com acúmulo de entulho e lixo, e de alimento em abundância, como baratas.

❗️A forma mais adequada de se evitar o aparecimento de escorpiões nas residências é vedar e ralos (de chão e pias) frestas e vãos (portas e janelas) que permitam a entrada desses animais, que normalmente vêm das galerias de aguá e esgoto. Além disso, deve-se evitar o acúmulo de detritos e entulhos no terreno e quintais, principalmente aqueles que possam atrair baratas e servir de abrigo para o escorpião.

🆘Primeiros socorros em caso de acidente com escorpião

O que o acidentado deve fazer:

✅Limpar o local com água e sabão;

✅Aplicar compressa morna no local;

✅Procurar o serviço de saúde mais próximo para que possa receber o tratamento o mais rápido possível;

Se for possível (com segurança e desde que não leve muito tempo, pois a prioridade é o atendimento médico urgente),fotografar o animal para identificação no serviço de saúde.

INFORMAÇÕES: (12) 3677-1155 ou (12) 3677-1102