Departamento de Informática e Tecnologia

Responsável: Profº Gilberto Fernandes de Faria.
Localização: Prédio da Prefeitura Municipal – Rua José Fernandes da Silva, 28, Centro, Natividade da Serra – Cep: 12.180-000.
Telefone: (12) 36779700
E-mail: planejamento@natividadedaserra.sp.gov.br ou informatica@natividadedaserra.sp.gov.br
Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta-feira das 08h às 11:30h das 12:30h às 17h

Atribuições:

Departamento Municipal de Tecnologia da Informação tem como atribuições principais, propor políticas de modernização administrativa, em conjunto com os demais órgãos da Prefeitura, de modo a difundir novos métodos e sistemas de trabalho, objetivando a implementação de processos de melhoria contínua dos serviços prestados pela Prefeitura à população, além de buscar adequações e implementações para cumprimento de algumas Leis, tais como: Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) Lei Federal nº 13.709, de 14 de agosto de 2018; Lei do Governo Digital Lei Federal nº 14.129, de 29 de março de 2021.
Tem como meta também a fixação de normas e procedimentos para a gestão da operação de sistemas informatizados; Realizar, em conjunto com os demais órgãos da Prefeitura, estudos sobre aquisição de novas tecnologias, envolvendo softwares, gerenciamento de rede e sistemas de comunicação de dados; Implementar serviços de microfilmagem ou demais mídias regulamentadas e igualmente adequadas para controle de documentação;
Acompanhar os custos relacionados com a tecnologia da informação, de forma que seu uso seja racional e eficaz, bem como quanto à qualidade dos serviços prestados aos usuários;
Promove a segurança e a integridade dos dados e informações residentes nos sistemas informatizados da Prefeitura; Estabelecer diretrizes e normas para a padronização de atos normativos na Administração Direta Municipal em conjunto com o Departamento Municipal de Assuntos Jurídicos, por fim prestar suporte e assistência técnica aos usuários, com vistas à utilização eficaz dos recursos de informática disponíveis.
Monitorar o funcionamento da INTRANAT, esta composta por 06 torres de transmissões  onde 05 são em zona rural e 01 na sede do município atendendo a 29 prédios públicos de todos os departamentos municipais situados na zona rural e zona urbana de nosso município;
Gerenciar e monitorar todos os conteúdos do site www.natividadedaserra.sp.gov.br.
Promover, organizar e administrar a tecnologia da informação para os serviços dos órgãos municipais obedecendo sempre à necessidade do usuário;
Manter sistema efetivo de articulação com os demais órgãos municipais, auxiliando-os na otimização das suas atividades;
Instruir os processos de compra de equipamentos e contratação de serviços de informática do Município;
Priorizar as demandas de tecnologia e organizar a utilização dos equipamentos, com vistas a atender as necessidades do Município;
Estabelecer normas de segurança da informação e dos recursos computacionais, observada a legislação pertinente;
Estudar as possibilidades e conveniências de aplicação do processamento sistemático de informações, priorizando os sistemas que apresentarem viabilidade;
Buscar iniciativas e recursos de tecnologia da informação que tragam benefícios ao Município;
Coordenar, orientar e supervisionar as atividades do Departamento Municipal de Tecnologia da Informação em conjunto com os demais departamentos da administração municipal.

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